O Banco do Bebé nasceu em 1991 na Maternidade Dr. Alfredo da Costa. Foi a primeira associação a dar resposta às necessidades de bebés de famílias carenciadas, desde o seu nascimento até aos 6 anos de idade.
O Banco do Bebé – Associação de Ajuda ao Recém- Nascido – é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) criada a 26 de Maio de 1996 estando por isso ao abrigo da Lei do Mecenato.
Com Sede em Lisboa, a Associação foi criada por Marina Arnoso, Luisa Lancastre, Ingrid Poppe, Efigénia de Brito e Maria Sarsfield Cabral, que exerciam desde 1991 voluntariado na Maternidade Dr. Alfredo da Costa. Durante o tempo do seu voluntariado aperceberam-se dos problemas económicos, sociais e de desenvolvimento que as crianças das famílias utentes da Maternidade enfrentavam no seu dia- a-dia e decidiram, por isso, criar uma instituição que permitisse apoiar de forma sistemática estas famílias.
A sua missão é assegurar as condições emocionais e materiais, para que todos os recém-nascidos tenham um início de vida digno, bem como capacitar as figuras parentais para o seu papel de cuidadores.